Mini composteira doméstica

Olá pessoal!

O Jardim está prestes a ganhar um cantinho delicioso (no sentido literal da palavra). Estou organizando uma horta de quintal.
Se você quer ter uma horta, indiferente se mora em local com jardim ou em apartamento, na série Horta no Jardim vou contar vários truques e segredos que vão fazer seu plantio ser um sucesso!

Mas antes de pensar em ter deliciosas hortaliças, temperos e frutos na nossa horta devemos garantir a nutrição das nossas plantas. Para isso construi uma pequena composteira. Esta é ideal para uma à duas pessoas. Você pode fazer com recipientes maiores, mas o passo-a-passo é o mesmo.

Mas antes do passo a passo, um recadinho rápido para você: Se você curte o nosso trabalho, seja um apoiador do Jardim, com apenas R$5,00 mensais você nos ajuda a continuar com este projeto. Acesse: https://www.catarse.me/criandoumjardim

Você vai precisar:

  • 3 potes plásticos (no meu caso eu usei potes de sorvete de 2L)
  • Tesoura
  • Faca
  • Torneira de filtro
  • Lápis
  • Terra
  • Minhocas (caso você não consiga, pode fazer sem, mas dobra o tempo de compostagem)
  • Pregos

A minhocas se alimentam de restos de folhas e outros vegetais “quebrando” toda a matéria e incorporando ao solo (compartilhei um vídeo que mostra esse processo na página do face, confira lá).

Elas podem ingerir mais de 50% do peso delas em um dia, e eliminam tudo em forma de húmus, um composto que as plantas adoram!!!!

Então vamos ao passo-a-passo (lembrando que você pode fazer maiores).

  1. Em um dos potes (o que irá ficar com o resíduo líquido da compostagem) você vai colocar a torneira de filtro. Faça a marcação e corte (com cuidado) com a ajuda de uma faca. Em seguida, encaixe a torneira e vede bem.

Para garantir que a vedação está ok (nada de adubo líquido pingando por ai né) encha de água e confira se não está tendo nenhum vazamento.

IMG_2838
Confira as bolhas…mas nada de vazamento.

2) Nos outros dois potes você deverá fazer vário fundos no fundo, para isso utilize prego quente, aconselho pegar o prego com o auxílio de um alicate para não se queimar. Os furos servem para passar o líquido durante a compostagem como para a passagem das minhocas de um andar para o outro.

Como os furos estavam muito pequenos pelo tamanho do prego que escolhi, utilizei uma pinça para aumentar o tamanho do furo.

3) Duas das tampas devem ser cortadas, tire uma parte da tampa mas deixe as margens, para que encaixe o pote superior.

Feito isso, você tem:

  • 1 pote com torneira e tampa vazada
  • 2 potes com furos no fundo, sendo um deles com a tampa vazada e um com a tampa intacta.

4) No pote da torneira coloque uma pedra, caco de telha, ou pedaço de lajota (o que foi o meu caso) para servir de “trampolim” para minhocas atrapalhadas que caiam no adubo líquido.

IMG_2858

5) No pote do meio coloque um pouquinho de terra (1/3 do volume ou menos) só pra fazer uma cama. No pote superior coloque o mesmo volume de terra, porém agora coloque as minhocas.

As melhores são as californianas, mas como eu estou trabalhando direto com o jardim, cada vez que encontro uma, vai pro minhocário (mas cuide para não superlotar o seu minhocário).

6) No final, em uma das extremidades adicione o alimento das minhocas, eu adicionei grama cortada, mas você pode adicionar cascas e verduras (NUNCA ADICIONAR FRUTAS ÁCIDAS E NEM ALIMENTOS PROCESSADOS OU DE ORIGEM ANIMAL).

Pique bem esses alimentos, assim facilita o trabalho das minhocas.

Após fazer isso, cubra com serragem, pois além de auxiliar o processo de compostagem, previne a liberação de odores desagradáveis.

Borrife um pouco de água (pouco tá pessoal….só pra deixar levemente úmido o ambiente) e tampe o último pote.

Armazene sua composteira em local sombreado e que não seja muito quente.

Quando o seu potinho encher, ele estará pronto, dai você passa ele para o segundo nível e começa a preencher o pote que estava vazio.

O líquido acumulado no fim último pote é um adubo excelente, mas para usar, como ele é muito concentrado, sempre dilua ele 10x em água. Você poderá borrifar esse adubo líquido nas folhas ou no solo.

IMG_2855

Agora que você já providenciou o alimento das suas plantas, vamos começar a planejar a horta, ou o canteiro de flores, temperos, vasos…. (outro dia falamos mais sobre isso), afinal todas as plantas amam esse adubo.

Mãos à obra pessoal, comentem aqui como ficaram as composteiras de vocês e qualquer dúvida postem aqui nos comentários também.

Abraços e até o próximo post.

6 comentários

Comente aqui o que você achou desse post.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.