6 plantas ideais para ter no seu quarto

No Pergunte ao Jardim que rolou no mês de novembro/2020, foi feito o pedido para que eu indicasse algumas plantas para ter no quarto. Eu respondi lá no Story, mas agora vou detalhar um pouco mais a resposta aqui no blog, confira.

Foto por Daria Shevtsova em Pexels.com

As plantas possuem diversas propriedades, além da absorção do gás carbônico e liberação de oxigênio, algumas possuem aromas muito utilizados na aromaterapia, o que auxilia diversos aspectos da saúde humana, sendo um deles o sono.

Ter plantas no quarto é maravilhoso, escolhendo a espécie certa você só terá benefícios. E sabe aquela história de não poder ter planta no quarto porque ela tira o oxigênio do ar de noite, pois pode ficar tranquila que estas seis espécies que eu vou apresentar para você só têm benefícios.

1 – Clorófito (Chlorophytum comosum)

O clorófito é uma planta muito fácil de cultivar, requer apenas uma boa iluminação, que não precisa ser direta nela e rega moderada.

Ela é conhecida por ser uma planta que absorve compostos tóxicos presentes no ar e tem uma alta taxa de produção de oxigênio.

Fica muito bonita em vasos, pois as suas folhas em tons de verdes distintos causam um efeito visual muito bonito.

2 – Gardênia (Gardenia sp.)

A gadênia possui lindas flores brancas que dão um charme todo especial ao ambiente, além disso, o seu aroma é conhecido por aliviar a ansiedade e possibilitar um sono mais relaxado e profundo.

Alguns cuidados especiais devem ser tomados no cultivo dessa planta, pois elas precisam de um ambiente bem iluminado, mas não podem pegar luz solar direta, pois é uma planta muito sensível.

3 – Gérbera (Gerbera sp.)

As gérberas são lindas, com diversas cores que possibilitam um relaxamento, além de poder ser feito uma composição com base nos benefícios da cromoterapia com essa planta na decoração do quarto.

Além disso, as gérberas filtram substâncias tóxicas do ar, permitindo um ambiente mais puro e relaxante.

Como dica de cultivo, como toda a Asteraceae, as gérberas precisam de ambientes bem iluminados e algumas hora de sol direto. Mas cuidado com as regas.

4 – Lavanda/Alfazema (Lavandula sp.)

A lavanda, ou alfazema, é uma planta muito conhecida pelo seu óleo essencial, que é amplamente utilizado para acalmar e relaxar.

Essa propriedade também está presente na planta em si, sendo muito indicada para a limpeza do ambiente e por suas propriedades calmantes.

Com várias espécies e variedades, a lavanda pode ser cultivada em vaso, sendo a mais indicada para o ambiente interno, a lavanda francesa.

É uma planta rústica que exige muitas horas de luz solar, então se você tiver um quarto bem iluminado eu recomendo a utilização da lavanda.

Foto por CARLOS Pu00c9REZ ADSUAR ANTu00d3N em Pexels.com

5 – Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii)

O lírio-da-paz é uma planta muito sofisticada e de uma beleza incrível.

Conhecida por ser uma espécie capaz de purificar o ar do ambiente e aumentar a umidade do local em até 5%, o que a torna indicada para locais com ar condicionado.

É uma planta que pede ambientes mais sombreados, sem luz direta mas com claridade, pouca rega, mas o solo deve estar sempre um pouco úmido, mas nunca encharcado.

Um cuidado especial é se você tem animais no quarto, pois o lírio pode ser um problema para eles.

6 – Philodendro (Philodendron sp.)

Pelas características de suas folhas exuberantes, o Philodendro também é uma espécie que aumenta a umidade do ar, em virtude de sua alta taxa de evapotranspiração.

Além dessa característica, é uma planta que absorve compostos voláteis no ar, o que auxilia na purificação do ambiente.

De fácil manutenção, ela não gosta de sol direto e precisa de poucas regas, sendo uma planta pendente ideal para decorar todo de armários e prateleiras.

E ai, gostou dessas dicas? Você tem alguma espécie no seu quarto? Deixe nos comentários.

Conheça também o programa de Financiamento Coletivo do Jardim, sendo apoiador do nosso blog, além de ganhar mimos exclusivos, você nos ajuda a trazer cada vez mais conteúdo.

Siga-nos também nas nossas redes sociais (Facebook e Instagram). Curta esta postagem e compartilhe com seus amigos.

Um agradecimento a todos os apoiadores do blog, em especial ao apoiador Dedo Verde, Rafael Matielo.

Um comentário

Comente aqui o que você achou desse post.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.