Cuidados com as plantas no verão

O verão se aproxima e com ele as altas temperaturas. Nesta postagem vou contar para você três cuidados especiais que devemos ter com as plantas nesses dias quentes.

Foto por Ylanite Koppens em Pexels.com

O verão é a estação mais quente e para muitos, a estação menos preferida (faço parte desse grupo). Como você deve lembrar lá da época da escola, pelos movimentos da Terra, a partir do Solstício de Verão, que será no dia 21 de dezembro de 2020, o hemisfério sul estará mais próximo do sol do que o norte, sendo os nossos dias mais longos e quentes.

Com todo o impacto que estamos causando na camada de ozônio e, recentemente o grande desmatamento na Amazônia e o incêndio devastador do Pantanal, iremos sentir as consequências drásticas no país como um todo desses eventos (se você reparar bem, elas já estão ocorrendo).

As chuvas diminuíram drasticamente, só para uma rápida ilustração, pois não é o foco deste post, com a grande queima no pantanal e a diminuição considerável da área de floresta na Amazônia, os rios flutuantes que são formados na floresta estão sumindo, com isso a seca irá ganhar cada vez mais força. Hoje eu vejo a grama do Jardim morrendo, algo que, mesmo em anos de seca não era visto.

Vivemos todos no mesmo Planeta, no mesmo ecossistema global. O que acontece no norte influencia aqui sim, e vice-versa. Destruir nossos ecossistemas terá impacto em todos os biomas e em todo o planeta.

Foto por Pixabay em Pexels.com

Mas agora vamos aos cuidados que você deve ter nesta estação para manter o seu Jardim lindo, verde e florido durante os dias quentes.

1 – Rega

Falar que o Jardim deve ser regado é muito redundante, porém esse tópico é fundamental. Nessa época a evapotranspiração das folhas e do solo aumenta muito, e consequentemente, o volume de rega deve aumentar também.

Jardins, hortas, canteiros e maciços devem ser aguados diariamente, porém sem excesso. Se você tem uma área ampla, vale muito à pena pesquisar sobre sistemas de irrigação. Além de poupar tempo, poupa dinheiro e fornece para as plantas a quantidade certa de água ao longo do dia.

Se você tem seu jardim em vasos, deve cuidar muito esse quesito, pois como a área com terra é pequena, fica muito fácil o ressecamento desse substrato, ao mesmo tempo em que é mais fácil errar a mão e colocar água demais.

O truque é colocar um pouquinho todo o dia e sempre conferir com o dedo se o substrato está úmido ou não, estando úmido, pule esse dia.

2 – Adubação

Com o aumento das regas e o ressecamento do solo, muitos nutrientes acabam se perdendo, sendo necessário um cuidado especial quanto à adubação.

Tem uma postagem aqui no blog que eu falo um pouco mais sobre tipos de adubo e vale lembrar que, após a época de floração na primavera, o verão é a época dos frutos, então fique atento aos adubos especiais para essa época também.

3 – Cuidados com o sol

Você já ouviu aquela máxima para não colocar água nas plantas na hora do sol, pois iria queimar as folhas?

Pois é, essa frase tem um fundo de verdade sim. Você que acompanha o blog e as nossas redes sociais já sabe que a melhor hora para colocar água nas suas plantas é no começo do dia e isso deve ser seguido à risca no verão. Começo do dia ou final do dia, se você não puder colocar nas primeiras horas.

Outra coisa que deve ser cuidada é não colocar água diretamente nas folhas nas horas mais quentes, pois essa água em contato com a luz do sol irá esquentar, e cá entre nós, os dias estão tão quentes já que se deixarmos a água no sol podemos tomar chimarrão com ela depois.

Agora imagine isso nas folhas, aquela gotinha de água que ficou ali, depois daquela regada ao meio-dia… pobre plantinha não é mesmo.

Então sempre opte por molhar as plantas no começo e final do dia, além de ser o horário mais fresquinho, não corre o risco de queimadura nas folhas e no solo.

Outro aspecto importante é cuidar plantas sensíveis e hortaliças, com a proximidade do sol e o grande aumento da radiação em função da redução da camada de ozônio, as folhas ficam queimadas e muitas vezes acarretam a morte da planta.

Se você puder cobrir a área com um sombrite, isso irá proteger a sua plantinha. Nas ferragens existem vários modelos e diferentes graus de proteção solar.

Foto por Andre Furtado em Pexels.com

Espero que estas dicas ajudem você a passar por esta estação com um jardim verdinho e florido. Não esqueça de curtir esta postagem e compartilhar nas suas redes sociais.

Se você gosta do meu trabalho aqui no Jardim, entre para o time de apoiadores. A partir de cinco reais mensais você me ajuda a trazer conteúdos cada vez mais relevantes e aumentar a frequência de postagens. Clique aqui e saiba mais.

Agradeço aos apoiadores do Jardim, em especial aos apoiadores Dedo Verde:

– Rafael Matielo.

Comente aqui o que você achou desse post.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.