8 dicas para deixar sua horta livre das pragas #07

Saiba como deixar sua horta saudável e longe das pragas de forma natural.

Nas postagens anteriores da série Horta Urbana aqui do Jardim, já falamos sobre características de espécies, cuidados na germinação, preparação do solo e plantio.

Mas a manutenção da horta é uma das fases que requerem maior cuidado e por isso, é uma das que mais dão dor de cabeça para os jardineiros iniciantes.

manutenção_de_jardimNeste post vou repassar para vocês 8 dicas de produtos 100% naturais que aprendi durante um curso de horta doméstica que fiz pelo Senar RS ano passado e que me foi autorizado pelo instrutor do curso à repassar essas informações pra o maior número de pessoas, desde que tivessem interesse em ter hortas saudáveis e orgânicas.

Adubação

Porém antes destas dicas, vale relembrar vocês da importância da adubação das plantas.

A adubação irá fornecer todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento da sua planta. É o alimento delas, e você pode produzir esse alimento na sua própria casa (independente do espaço que você tenha).

Já fiz uma postagem aqui no blog sobre como construir uma compostera doméstica com potes de sorvete. Clicando aqui você irá conferir o passo a passo para produzir o alimento das plantas na sua casa.

IMG_2855Se você preferir adquirir adubo químico em floricultura, confira as quantias de cada composto para o tipo de planta da sua horta (quantidades calculadas para 100g/m²):

Folhosa e Flores = N (10) P (14) K (10)

Raízes = N (4) P (14) K (8)

Frutos = N (5) P (30) K (15)

Para adubos à base de esterco, vale ressaltar que esse material tem que ser curtido, ou seja, não pode ser colocado fresco na sua horta. Esse tipo de adubo você consegue em floriculturas e garden center ou, com produtores rurais.

Folhosas e flor = (Necessitam de altos níveis de nitrogênio) Esterco de aves

Raízes e frutos = (Necessitam de baixos níveis de nitrogênio) Esterco de ruminantes

Nunca utilize esterco de carnívoros, pois os compostos são muito fortes e precisam ser processados por uma período maior.

Agora que suas plantas já estão bem nutridas e fortes, eis que eles chegam….as conhecidas pragas do jardim.

Pequenos invertebrados que se alimentam das suas plantas, e por isso causam prejuízo na produção. Mas devemos sempre manter a harmonia entre todos os organismos no  nosso jardim, e isso inclui os animais que se alimentam das nossas plantas.

lagarta

Se você quer ter uma horta para uso doméstico, ou para venda, com estas “receitas” que irei repassar para vocês, você pode ter uma horta linda, livre desses curiosos e gulosos bichinhos e 100% orgânica.

01 – Fungicida para folhas

Quando as folhas ficam como se estivessem com um pó esbranquiçado por cima, isso pode ser sinal de fungo. Confira esta receita para se livrar dos fungos e serve também, como fortificante para as folhas.

-100g de urtiga verde picada (ácido fórmico)

-10L de água

Preparo:

Secar a urtica picada (na sombra) por 7 dias, após coloque em água e deixar abrigada do sol por 8 dias, mexendo diariamente 2 vezes ao dia. No final desse prazo, coe em filtro fino (sugestão: meia calça). Guardar ao abrigo do sol ( pode ser em garrafa pet)

Para aplicar: Diluir 1L do preparado em 10L de água e pulverizar as plantas a cada 7 dias.

02 – Repelente para pulgões e lagartas

Dois dos principais causadores de dores de cabeça nos jardins e na horta, são os pulgões e lagartas.

Aqui vai um potente repelente a base de urtiga específico para esses dois insetos.

-500g folhas verdes de urtiga

-1L de água

Preparo:

Esmague bem as folhas de urtiga e colocar na água. Deixar descansar ao abrigo de luz por 2 dias. Após o prazo, coar o líquido e diluir 1L em 10L de água.

Aplicação: Pulverizar à cada 15 dias.

03 – Inseticida para mosca branca

Mini mosquinhas brancas que sugam a seiva das plantas e enfraquecem a mesma. Se essas danadas aparecerem na sua horta, prepare a seguinte mistura:

-6 cabeças de alho

-7 colheres de pimenta do reino moída

-1L álcool 96º gl

-2 colheres de detergente neutro

Preparo:

Macerar o alho, acrescentar a pimenta, o álcool e misturar dentro de uma garrafa pet. Deixar descansar por 7 dias. Coar e misturar 200mL do preparado em 20L de água mais as 2 colheres de detergente.

Aplicação: Pulverizar a cada 7 dias.

04 – Inseticida de Angico

Esta receita é ideal para insetos em geral, incluindo formigas, pulgões e lagartas.

-1kg de folhas e vagens verdes de angico

-10L de água

Preparo:

Deixar o material vegetal de molho na água por 8 dias. Coar e diluir 1L do preparado em 5L de água. Pulverizar nas plantas a cada 7 dias (em infestação severa, a cada 3 dias).

05 – Inseticida de Cinamomo

Ideal para besouro (vaquinha), pulgões e lagartas.

-500g de sementes maduras de cinamomo

-1L de álcool 96º gl

-1L  água

Preparo:

Colocar um uma garrafa pet as sementes, o álcool e a água. Deixar descansar por 7 dias.

Diluir 100mL em 1L de água. Pulverizar nas plantas na presença de insetos.

Dica importante:  A Joaninha é um besouro que se alimenta de pulgões. Se você encontrar uma em seu jardim, fique muito feliz, pois ela vai lhe ajudar na manutenção das suas plantas.

lady_bgMas atenção…. a joaninha é a vermelha com bolinhas pretas. A amarela com bolinhas verdes, é a vaquinha ou brasileirinha, ela se alimenta das plantas.

06 – Inseticida de óleo mineral

Ideal para cochonilha

-200g de sabão em barra

-1/2L óleo mineral

-1/2L água

Preparo:

Levar ao fogo em uma vasilha a água e raspas de sabão para derreter. Ainda quente, acrescentar o óleo mineral. Diluir 200mL do preparado em 20L de água. Repetir a cada 15 dias.

07 – Acaricida

Este preparado é ideal para os morangos.

-1L leite desnatado

-4 xícaras de farinha de trigo

-20L de água

Preparo:

Misturar o leite e a farinha mexendo para não embolotar. Acrescentar água e misturar. Pulverizar à cada 15 dias.

08 – Inseticida de calda de fumo

Um dos inseticidas naturais mais conhecido é este a base de fumo. Ele é recomendado para o controle de todos os insetos que atacarem sua horta.

-100g de fumo em corda

-2L de água

-20mL de álcool 96º gl

Preparo:

Picar o fumo e colocar o álcool e a água. Deixar descansar por 48 horas. Coar e diluir em 10L de água. Pulverizar nas plantas.

IMPORTANTE: Aplicar em horários de ausência do sol.

white-cabbage-2521700_1920

Com estas 8 dicas de produtos naturais para a sua horta, juntamente com as dosagens de adubos e o passo a passo para fazer uma composteira doméstica pequena, sua horta vai crescer saudável, nutritiva e deliciosa.

Até mais.

Se você curte o nosso trabalho, seja um apoiador do Jardim, com apenas R$5,00 mensais você nos ajuda a continuar com este projeto. Acesse: https://www.catarse.me/criandoumjardim

4 comentários

Comente aqui o que você achou desse post.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.