Poda de uma roseira

IMG_1873

Olá pessoal, hoje vamos conversar um pouco sobre poda, em especial a poda de roseira.

No jardim tem uma roseira linda, de um vermelho intenso, porém que foi atacada por formigas cortadeiras gulosas que acabaram com todas as folhas dela. As folhas são essenciais para a realização da fotossíntese dos vegetais e plantas perenes que perdem as folhas podem acabar perecendo.

Uma poda de limpeza pode ajudar e muito a planta a se recuperar, além de ser recomendado uma poda de condução em roseiras no final do outono começo do inverno, pois incentiva a brotação e floração nas próximas estações. Como a plantinha teve esse problema com as formigas, tive que fazer a poda no começo do outono, mas vou mostrar o passo-a-passo pra vocês neste post 😉

  1. Equipamentos:
IMG_1868

Você vai precisar de duas coisas: tesoura de poda (confira um modelo especial de tesoura clicando AQUI) e cicatrizante.

Eu usei um podão, mas existem vários tipos de tesoura de poda, o que você tem que cuidar é que o equipamento tem que estar limpo e ser bem afiado.

Na loja do Jardim você encontra vários modelos de podõese tesouras de poda, clique AQUI e confira.

Como cicatrizante utilizei a canela em pó, mas pode ser usado própolis também.

2. Cuidados:

O principal cuidado na poda é cortar logo acima do nó. E o que é um nó?

Imagem blog eu sei lá

Os caules são divididos em nós, aquelas saliências ou marcas que tem de tempos em tempos no caule. Nesses locais se posicionam as folhas e as gemas axilares.

Separando esses nós existem os entrenós ou internós que são as regiões que separam um nó do outro.

Nas regiões internós não ocorre brotação, então se você podar a planta nessa região, vai ficar aquele “cotoquinho” seco e deixar a aparecia da plantinha feia. Mas cuidado…não corte o nó, pois daí você mata ele.

Um outro cuidado é a posição do podão, além de precisar esta com a lâmina bem afiada, a parte mais larga deve ser posicionada na base que vai ficar na planta, para não correr o risco de machucar ou rasgar o galho.

IMG_1885

Lembre-se: As plantas são como nós, se você rasgar ou mascar na hora do corte ela fica machucada como o que acontece quando nos cortamos ou esfolamos, então cuidado!

Falando nisso…o que fazemos quando nos machucamos? Passamos algum germicida e colocamos curativos. Devemos fazer o mesmo com a plantas. Ao cortar um galho com seiva você está abrindo uma porta pra patógenos, então feche-a imediatamente. Para isso, eu usei canela em pó (mas você pode usar própolis).

IMG_1891

Molhe o dedo na canela e passe no corte, a seiva vai se aderir a ela e formar uma camada protetora.

No caso do própolis é só pingar uma gotinha no corte 😉

A direção do corte vai influenciar o a direção do crescimento da planta. Com essa poda eu diminui os ramos que estavam sem folhas, o que desgastava muito a planta pois tinha que enviar a seiva para distâncias muito grandes e estava quase sem folhas. Reparem na primeira foto como estava fraca a coloração da flor dela.

O resultado:

Após duas semanas…

Ela está toda brotada 😀 cheia de folhas novas!!!! Reparem na foto o detalhe do corte no nó e o crescimento das novas folhas.

Confira o vídeo da poda onde explico mostrando na prática o passo-a-passo 😉

Gostaram? Ficou alguma dúvida?
Comentem na postagem 😉

Até a próxima 🙂
Abraços!

Se você curte o nosso trabalho, seja um apoiador do Jardim, com apenas R$5,00 mensais você nos ajuda a continuar com este projeto. Acesse: https://www.catarse.me/criandoumjardim

Imagens: Figura do caule: Blog Eu sei lá Dom Bosco
Fotos Cristiane B. D’Oliveira Matielo – Criando um Jardim
Edição de vídeo: Imovie, movie maker e Hit Film 4
Música e efeitos sonoros: Biblioteca gratuita do YouTube.

4 comentários

Comente aqui o que você achou desse post.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.