Eco City e Green City

Você já assistiu ao filme Tomorrowland da Disney?

O filme é uma adaptação da visão futurista de Walt Disney que virou uma das principais atrações dos parques Disney.

No discurso de inauguração da Disneyland, quando o Disney chegou na área da “Terra do amanhã” ele teria dito: “Uma visão para um mundo de ideias maravilhosas, exprimindo os feitos humanos. Um passo para o futuro, com previsões de coisas que ainda serão construídas. O Amanhã oferece novas fronteiras na ciência, aventuras e ideais. A Idade Atômica, o desafio do espaço sideral e a esperança de um mundo pacífico e unificado”.

Na utopia de Disney o futuro seria um local onde os avanços tecnológicos estariam em perfeita harmonia com a natureza e o mundo seria um local pacífico e unificado, como é possível ver na primeira parte do filme, que estreou em 2015.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas não é só na utopia de Walt Disney que esse lugar existe. Nos últimos dias estive lendo o livro Nosso Lar, do espírito André Luiz, psicografado por Chico Xavier.

Ao longo do livro, sempre que André Luiz se refere ao local (Nosso Lar) ele comenta como a natureza faz parte do todo em perfeito equilíbrio e harmonia, como no seguinte trecho: “Forrava-se o solo de vegetação. Grandes árvores, pomares fartos e jardins deliciosos. Desenhavam-se montes coroados de luz, em continuidade à planície onde a colônia repousava”.

Fiquei imaginando como seria incrível um mundo assim, um local onde a natureza tenha vez junto à tecnologia, e não uma sobrepujando a outra, como é a nossa realidade atualmente.

deforestation-405749_1920

Resolvi procurar no “tio google” se essa ideia de lugar existe ou é apenas uma utopia no nosso mundo. Para minha grata surpresa, ela existe (ou melhor, a ideia exite). Se chama Eco City ou Green City.

Encontrei um artigo científico de 2016, dos pesquisadores Ghorab e Shalaby (Alexandria Enginnering Journal (2016) 55, 495-503) no artigo eles abordam estratégias para tornarem cidades egípcias mais sustentáveis e ecológicas.

Uma Eco city, ou em tradução livre, eco cidade ou cidade ecológica, é um cidade humana auto sustentável, nos moldes dos ecossistemas naturais. Essa cidade propicia um gama de recursos para os seus moradores, sem que os mesmos necessitem consumir mais do que o aporte dos recursos renováveis do local, ao mesmo tempo, sem produzir resíduos além do que o ambiente comporte e sem prejudicar os ecossistemas vizinho.

Em algumas cidades na Coréia do Sul esse modelo de cidade ecológica já vem sendo posto em prática, com arquitetura planejada para os prédios serem auto sustentáveis.

close up of tree against sky
Photo by Pixabay on Pexels.com

Aqui no Brasil esses conceitos ainda estão muito no início (infelizmente), mesmo se tratando de um países de mega biodiversidade, e que possui um enorme potencial para se tornar uma potência mundial no quesito sustentabilidade, os entraves “burrocráticos”, políticos e sociais deixam nosso país muito longe de ser um país “eco-friendly”.

Depois que eu me deparei sonhando como seria bom morar em uma cidade verde, ou eco cidade, eu pensei: O que EU FACO para morar em uma cidade assim? Pois é… nesse momento a coisa complicou.

animal photography blur close up dawn
Photo by Pixabay on Pexels.com

Se a minha casa não é auto sustentável, como eu quero que a minha cidade seja? Se eu não fizer a minha parte, não adianta ficar esperando que os outros façam.

E isso reflete muito a atual situação que nosso país enfrenta. Onde alguns fazem, outros se aproveitam, outros criticam, e muitos pensam apenas em si e não no todo.

A ideia aqui não é falar de política, mas sim de dar aquela sacudida, aquela acordada que eu tive quando pensei nisso. “Como eu quero viver em uma eco city se a minha casa não é eco…” Primeiro eu tenho que mudar a minha casa, pra depois pensar em mudar o mundo.

E para isso não é preciso investimentos exorbitantes e nem mirabolantes. Pequenas atitudes, uma por vez, vai deixar cada vez mais próximo o nosso lar de um lar sustentável.

Alguns exemplos:

  • Faça uma composteira (eu mostrei em uma postagem antiga aqui do blog como montar uma composteira com potes de sorvete, clique aqui pra conferir).
  • Separa seu lixo (mesmo se na sua cidade não tiver coleta seletiva, muitas pessoas ganham a vida com materiais recicláveis do lixo, porque não separa esses materiais e ajudar essas pessoas?)
  • Evite sacolas plásticas (quando fomos para a Europa, sacola plástica era vendida se você não tivesse onde levar suas compras do mercado, e não eram centavos não. Em alguns lugares não tinha essa opção, se você não tivesse levado a sua sacola de casa, teria que carregar tudo solto nas mãos. Então que tal usar mais sacolas retornáveis nas suas próximas compras…).
  • Compre menos embalagens (você já pensou em quanto lixo “seco” você descarta? em quantos pacotes e pacotinhos vão para o lixo todo o dia, na sua próxima ida ao super, compare o produto que você está comprando em quantas embalagens ele vem com os outros similares de outras marcas, e se essa embalagem você pode reutilizar ou vai para o lixo)
  • Tenha uma horta (bom, esta dica vem bem a calhar na séria horta urbana que está rolando aqui no jardim, mas fora isso, você já pensou como seria bom se tivesse hoje, uma horta e um pomar em casa…)
  • Reduza o gasto com luz, economizar água, economizar combustível fóssil, ande mais de bicicleta, dê carona, aproveite mais a luz do sol… estas são dicas simples e relativamente fáceis de adotarmos.

Se cada um de nós trabalharmos para que a nossa casa se torne uma “eco casa”, quando percebermos, nossa cidade terá se tornado uma “eco cidade”.

hope

Coloque aqui nos comentários que atitudes você faz ou irá começar a fazer para tornar a sua casa mais sustentável.

Um forte abraço!

Se você curte o nosso trabalho, seja um apoiador do Jardim, com apenas R$5,00 mensais você nos ajuda a continuar com este projeto. Acesse: https://www.catarse.me/criandoumjardim

Um comentário

Comente aqui o que você achou desse post.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.